-

Acolhimento/Tratamento

O CERENE oferece tratamento para dependentes de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas), para pessoas do sexo masculino, com idade de 12 aos 70 anos, com uma proposta alternativa de visão de homem e mundo, com base na espiritualidade e fé Cristã.

O TRATAMENTO OCORRE EM QUATRO FASES:

Fase 1 – Adesão (30 dias)
Fase 2 – Reencontros sócio-familiares (entre o 31 o e 75 o dia)
Fase 3 – Saídas com Acompanhantes (entre o 76 o e o 120 o dia)
Fase 4 – Saídas sem Acompanhantes (entre o 121 o e o 180 o dia)

A partir do 5º mês, o residente poderá sair sozinho, dois finais de semana seguidos, permanecendo durante o próximo no CERENE. Com uma estrutura de apoio em termos físicos e de acompanhamento integral/terapêutico ao dependente, trabalhamos a possibilidade deste viver abstinente de drogas e na elaboração de recursos que o viabilizem novamente como um ser social e autônomo.

Outros metódos

A reinserção Social é um programa voltado aos dependentes que terminaram o programa de tratamento e que estão com os seus vínculos familiares e profissionais rompidos ou quando seu local de origem represente um grau de risco elevado para recaída.

Oportunizamos ao dependente espaço para que ele possa ter uma moradia assistida e provisória, e o auxiliamos na busca de um emprego e qualificação profissional.

O programa de Prevenção busca oferecer à sociedade o maior número de informações possíveis sobre as conseqüências do uso/abuso de substâncias psicoativas, dando-lhe subsídios para refletir sobre suas escolhas e atos, objetivando uma vida saudável e com qualidade, sem o uso/abuso de substâncias psicoativas.

Esse programa é voltado para crianças a partir de 7 anos de idade, adolescentes e a comunidade em geral com palestras em escolas, empresas, igrejas, centros de convivência, etc.

O programa de Assistência Social procura atuar no enfrentamento à pobreza, na assistência e proteção das famílias, da maternidade, da infância, da adolescência e da velhice, bem como, promover a integração ao mercado de trabalho e o incentivo a leitura.

Os Grupos de Apoio atuam na prevenção, reabilitação e ressocialização do dependente, promovendo a abstinência e um novo estilo de vida, orientando também os familiares e amigos:

1. Oferecem ao dependente a oportunidade de integrar-se a um ambiente acolhedor
2. Promove diálogos de tomada da decisão e manutenção da abstinência
3. Oferece seguimento do tratamento
4. Oferece a família um espaço de percepção da dinâmica familiar
5. Oferece a família interação com outros grupos familiares, através de uma vivência compartilhada
6. Oferece tanto ao dependente como à família informações corretas sobre a dependência

O QUE É GRUPO DE APOIO?
O grupo de apoio do CERENE é um espaço onde pessoas se reúnem, uma vez por semana, para conversarem a respeito da dependência química e para se ajudarem mutuamente.

PARA QUEM É DIRECIONADO?
Para todos aqueles que se interessam pelo tema da dependência química, familiares, dependentes, profissionais da saúde e da educação, comunidade, etc

POR QUE É IMPORTANTE PARTICIPAR DE GRUPOS DE APOIO?
Porque a dependência química é uma realidade difícil e acompanhada de muito sofrimento, por isso, é importante caminhar com outras pessoas para que o “fardo” se torne mais “leve” e para que saibamos lidar melhor com esta realidade.

QUE ASSUNTOS SÃO TRATADOS?
Como se dá a dependência química; b) que pessoas são mais propensas a usar e se tornar dependente; c) a importância da fé em Deus no processo da recuperação; d) prevenção da recaída e a família do dependente.