Espiritualidade e Dependência Química

Espiritualidade é um termo que permite ser compreendido de uma maneira bastante ampla. Pode significar arte, dedicação a alguma causa, um modo de vida, uma religião etc. As comunidades terapêuticas no Brasil são bastante conhecidas pela oferta de espiritualidade/religiosidade (E/R) no acolhimento de pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool/drogas. Por motivo desse público ser atingido em seu ser total, propostas de tratamento devem ser concebidas a partir de uma visão integral de ser humano. 

Então é o que o CERENE propõe quando apresenta a Bíblia aos seus acolhidos. A oferta bíblica para qualquer pessoa neste planeta tem a ver com salvação, conservação da vida, cura e bem-estar – significados da palavra “saúde” em sua origem. Atualmente, milhares de estudos científicos apontam para os benefícios da E/R, sendo alguns exemplos: recuperação mais rápida para cirurgiados; redução do estresse; controle e convívio com a dor; acesso à vida em comunidade; comportamentos de proteção à saúde, incluídos os de abstinência de álcool/drogas. 

Primeiro, a mensagem bíblica oferece salvação ao ser humano, que, em outras palavras, significa reconciliação com o Criador através da fé em Jesus Cristo. Depois vem a mudança de comportamentos, cuidados pela saúde, busca de sentido para a vida, como resposta voluntária. Portanto, reconectar-se com Deus é essencial para uma vida sem drogas