Fator Família

Será que a família pode proteger ou expor seus membros aos riscos de uso de álcool/drogas?

Segundo a literatura especializada, diversos fatores podem aumentar ou diminuir a possibilidade de alguém usar álcool/drogas. A família é uma delas. Portanto, a família pode significar fator de proteção ou de risco ao uso de álcool/drogas.

Como fatores de proteção no contexto familiar podem ser citados: Bom relacionamento familiar; pais e/ou familiares presentes e participativos; monitoramento das atividades dos jovens e adultos; pais e/ou familiares que transmitam regras claras de comportamento para os jovens; valores familiares de espiritualidade e religiosidade; modelos positivos para lidar com frustrações e limites. Isto se chama prevenção.

Como fatores de risco no contexto familiar temos como exemplo: falta de envolvimento afetivo familiar; distanciamento ou indiferença entre os familiares; ambiente familiar conflituoso; educação familiar frágil; consumo de álcool/drogas pelos pais ou outros familiares; modelos negativos de comportamento.

Não existem famílias perfeitas. Existem famílias ideais e famílias reais. É preciso participar ativamente e com bom senso da construção de famílias acolhedoras, saudáveis, para que se tornem um lugar onde gostamos de ir, estar e voltar.

A família que tem um dependente de álcool/drogas em seu seio precisa buscar ajuda para si mesma. Recomenda-se visitação a Grupos de Apoio Cruz Azul, Amor Exigente ou NA.