Resiliência

Um termo bastante utilizado nos últimos anos em diversos contextos de sofrimentos causados por traumas, por vulnerabilidades e, recentemente, como resposta ao enfrentamento do Coronavírus. Estamos diante de um novo ano e este, 2021, especialmente recheado de incertezas e inseguranças. No que “resiliência” poderia nos ajudar?

Uma definição possível de resiliência é “a possibilidade de retomar a vida após uma agonia psíquica traumática ou em condições adversas”.

A palavra “renascer” é usada em sentido figurado, significando algo como recuperar forças, reviver, reabilitar-se após um período ou experiência difícil de vida. A palavra “processo”, por sua vez, traz a noção de ação contínua e prolongada, isto é, algo que não é mágico.

Portanto, ser resiliente é um movimentar-se, romper com forças imobilizadoras, retomar oportunidades. É não ficar sozinho; é partilhar com pessoas próximas, ao menos uma. É fazer parte, conectar-se de modo pessoal. É deixar-se cuidar e, ao mesmo tempo, ser solidário e empático. É ressignificar a dor, tornando o sofrimento suportável. É fé no Deus vivo e verdadeiro. É oração!

Então a pessoa com transtornos por uso de álcool/drogas e sua família podem encontrar ajuda através de atitudes resilientes. Essa é a boa notícia para enfrentamento de incertezas e inseguranças quaisquer que forem.